Acadêmica do curso de Licenciatura em Educação Física do Instituto Federal de Limoeiro do Norte-CE.

Diário

07/07/14
A aula referente a disciplina Novas Tecnologias ministrada pelo professor Cesar Sadalla, iniciou com a continuação de um documento compartilhado (Trabalho colaborativo), onde no referido documento o professor solicitou que fosse feita uma pesquisa na internet a respeito do filme "Piratas da Informática". Em seguida foi abordado o conceito sobre técnica, tecnologia e novas tecnologias. O professor também indicou a leitura de um artigo de sua autoria intitulado como "Ensaios sobre tecnologia". Para finalizar a aula foi proposto  a criação do respectivo blog, que servirá como uma ferramenta de comunicação no decorrer da disciplina.

 14/07/14
O professor  iniciou a aula de hoje fazendo uma breve explanação a respeito do filme "Piratas da Informática" que trata a respeito da criação do computador pessoal e uma disputa acirrada entre os jovens Esteves Jobs e Bill Gattes no mercado da  computação. Em seguida foi iniciado o filme entretanto não foi possível assisti-lo todo na respectiva por conta do tempo de duração, então o restante ficou para a aula seguinte.

15/07/14
A aula deu inicio com a continuação do filme da aula anterior, ao término do filme o professor solicitou que a turma se dirigisse até a sala de informática para dar continuidade a aula sobre blog. Alguns alunos ainda não tinham criado seu respectivo blog, então o professor destinou um tempo para eles criarem, os alunos que já haviam criado seus blogs aproveitaram para fazer uma postagem de boas vindas e registrar a aula no diário.

21/07/14
Bom dia... A aula da disciplina de Novas Tecnologias iniciou com um vídeo que trata a respeito do uso do blog na educação, em seguida o professor deixou um tempo livre para cada aluno" fazer arte" (personalizar seu blog), e ensinou como adicionar gadgets no blog. Até breve!

22/07/14
A aula hoje da disciplina de Novas Tecnologias foi muito bacana, pois aprendemos uma ferramenta nova, a criação de um caça-palavras. Então adicionamos a nossa criação ao blog na página ferramentas para que os visitantes tenham acesso. O tempo de aula foi bem reduzido por ser apenas uma aula mas foi bem proveitosa. O professor César passou como tarefa de casa a criação de caça-palavras mais bem elaborado, aguardem que em breve disponibilizo no blog para vocês. Até logo!

28/07/14
Na aula de hoje foi dado continuidade a criação do caça-palavra  atividade iniciada na aula passada, aprendemos novas possibilidades de formatação para a ferramenta. Em seguida foi ensinado como fazer uma cruzadinha, um recurso bem interessante para ser trabalhado pelo professor em sala de sala, no intuito de dinamizar a aula e facilitar o aprendizado por parte do aluno. Muito bacana essa ferramenta! Então cada aluno produziu sua cruzadinha e disponibilizou suas criações em seus respectivos blogs. Por último o professor nos apresentou a ferramenta para se criar uma historia em quadrinhos, por enquanto nesse primeiro contato cada aluno realizou apenas sua inscrição no site. Bye bye!

04.08.14
Bom dia... as aulas da disciplina de Novas Tecnologias estão sendo muito didáticas e interessantes, pois possibilitam ao aluno aprender novas ferramentas pedagógicas que serviram de suporte para a sua vida acadêmica. Na aula de hoje o professor ensinou como criar quadrinhos através do pixton, em seguida solicitou que todos criassem um modelo de quadrinhos clássico. Então todos ficaram a vontade para usarem  a criatividade, após a criação, todos disponibilizaram suas criações em seus respectivos blogs. Por último o professor visitou os blogs dos alunos e compartilhou as criações com todos. Confiram a minha criação na página de ferramentas pedagógicas. Até Breve!

05.08.14
Passando para registrar mais uma aula da disciplina de Novas Tecnologias. Então na aula de hoje aprendemos a fazer uma apresentação de slide através de uma ferramenta inovadora o "Prezzi". É uma ótima opção para quem deseja inovar na hora de produzir uma apresentação com slides. Os alunos criaram um login gratuito e em seguida o professor solicitou que todos criassem uma apresentação simples utilizando a nova ferramenta. Confiram a minha apresentação na página ferramentas pedagógicas!

11.08.14 
O professor César iniciou a aula recapitulando o que tinha sido visto na aula passada, aliás ele sempre faz esse feedback da aula passada. Na aula anterior trabalhamos na elaboração de uma apresentação de slides utilizando a ferramenta PREZZI. Como uma boa parte da turma ainda não havia concluído a tarefa, o professor disponibilizou um tempo para conclusão da atividade. Enquanto isso o professor Cesar visitava os blogs conferindo a apresentação dos demais alunos. Em seguida o professor explicou a proposta da presente aula, que seria a criação de outra apresentação só que agora através do POWER POINT. O professor ressaltou que muitas vezes utilizamos um determinado programa e não sabemos explorar todas as suas ferramentas. Em breve disponibilizo na página de ferramentas pedagógicas para vocês conferirem!

 18.08.14
Na aula de hoje o professor César passou ainda visitando alguns blogs conferindo as apresentações do PREZZI produzidas pelos alunos nas aulas anteriores. Em seguida deu continuidade ao ensino sobre a produção de slides através do Power Point, o professor ensinou como explorar ferramentas antes desconhecidas pelos alunos como inserir animações personalizadas, ainda dentro dessa opção, foi abordado os efeitos de entrada, de saída, trajetória, ênfase e transição entre os slides, no efeito de transição foi visto como inserir áudio e álbum de fotografia. 

19.08.14
Antes de dar início ao assunto programado para a aula de hoje o professor destinou um tempo de uma hora para que os alunos fizessem arte em seus respectivos. A aula foi realizada na sala de Informática mas devido o programa instalado nos computadores da instituição não disponibilizar o power point, o professor solicitou que os alunos trouxessem seus notebooks para aula, os alunos que não possuem notebook foram orientados a ficar em duplas com quem possui. Na última aula foi visto o conteúdo sobre animação e trajetória na criação de slides no POWER POINT, ainda dando continuidade a essa mesma ferramenta, na aula de hoje, o professor ensinou como criar um quiz com perguntas e respostas no próprio Power Point, ferramenta muito interessante de ser utilizada como auxílio pedagógico. Então na presenta aula foi ensinado aos alunos como inserir botões de ação, de comandos. Enquanto o professor criava, os alunos iam reproduzindo os comandos e construindo um QUIZ (jogo de perguntas e respostas) relacionado a um assunto do interesse dos alunos.

25.08.14
Essa semana não houve aula presencial da disciplina de Novas Tecnologias, pois o professor César Sadalla precisou se fazer presente em uma reunião em Fortaleza, mas destinou o horário da aula para os alunos fazerem arte. Aproveitei e produzi um álbum de fotografia com fotos da turma, confiram na página de ferramentas pedagógicas.

08.09.14 
A aula teve inicio com o professor dando continuidade ao assunto introduzido na última aula, a criação de um "quiz" (jogo de perguntas e respostas) através do power point, foi ensinado como inserir imagens, sons, e hiperlinks de um slide para outro, sendo assim possivel a criação de uma ferramenta pedagógica dinâmica e criativa. Então o professor destinou uma parte da aula para os alunos poderem criar seu próprio "quiz", consolidando assim o aprendizado adquirido  na aula.

15.09.14
Na aula de hoje o professor fez uma recapitulação dos objetos que já haviam sido ensinados a criação na disciplina de Novas Tecnologias entre eles o blog, google drive, caça-palavras, cruzadinha, quadrinhos, prezzi, power point (apresentação de slides, albúm de fotografias, e quiz). Após esse momento iniciamos de fato o assunto da aula que era aprender a utilizar o movie make, de inicio o professor ensinou que através da instalação do programa helper é possivel baixar video no youtube com mais facilidade. A aula não foi muito produtiva, pois o professor perdeu muito tempo tentando solucionar problemas com a internet e com alguns computadores que apresentavam incompatibilidades com a ferramenta trabalhada. Na aula anterior o professor havia solicitado para os alunos levarem seus computadores pessoais, então para dar sequencia aula, foi solicitado que os alunos ficassem em duplas ou trios com quem havia trago o computador. Sobre o movie make foi apresentado algumas ferramentas, como área de trabalho, barra de menus, linha do tempo, painel de tarefas e monitor de visualização.

16.09.14
Como na aula passada o professor havia introduzido o conteúdo sobre o movie make, a presente aula será para aprofundamento a respeito desta ferramenta. Na aula anterior o professor solicitou que os alunos trouxessem um vídeo, como já havíamos conhecido as ferramentas do movie make agora de fato iriamos aprender a utilizá-las, primeiro aprendemos a importar vídeo, imagens e músicas. Aprendemos também como cortar esse vídeo, a retirar o áudio  e colocar outro áudio. Em seguida foi ensinado como editar o vídeo, utilizando efeitos, transições, inserindo títulos no incio do vídeo, titulo antes do clipe selecionado,  titulo ao clipe selecionado, titulo após o  clipe selecionado e créditos ao final do clipe. Para concluir o professor ensinou como salvar o vídeo no computador.

22.09.14
O inicio da aula se deu com a recapitulação a respeito do conteúdo trabalhado na aula passada que foi a construção de vídeo a partir do movie make. Em seguida a pedido de alguns alunos que sentem dificuldades em utilizar a planilha do Excel, o professor abordou de forma bem sucinta algumas ferramentas como inserir como criar gráficos, filtragem de conteúdo, como trabalhar com as células e etc. Este conteúdo não estava previsto não estava previsto no cronograma da disciplina mas como foi uma solicitação dos alunos, o professor gentilmente resolveu abordar, foi muito interessante e útil considerando o fato que o Excel  é muito utilizado como ferramenta pedagógica.

29.09.14
A aula de hoje foi destinada para a avaliação da disciplina de Novas Tecnologias e de todos os conteúdos trabalhados desde o incio do semestre. O professor solicitou que alguns alunos manisfestassem suas opiniões, relatando sobre a importância da disciplina para a vida acadêmica, quais os conteúdos mais interessantes e possíveis de serem utilizados na educação básica e quais as dificuldades encontradas ao longo da disciplina. Vários alunos manifestaram suas opiniões, logo em seguida o professor deu o seu posicionamento a respeito de tudo que foi colocado pelos alunos. O restante da aula o professor destinou para a construção e edição de um vídeo.

30.09.14
A aula foi destinada para a conclusão da atividade solicitada pelo professor na aula passada , que foi a construção e edição de um vídeo no movie make. Em dupla ou individualmente os alunos se reuniram para a execução dessa tarefa, os conteúdos abordados no vídeo ficou a critério dos alunos, no entanto os alunos deveriam utilizar os itens abordados em sala pelo o professor como título, legenda, áudio, animações, transições e créditos.

06.10.14
A partir de agora todas as aulas serão destinadas para confecção de um artigo da disciplina Novas Tecnologias, neste deverá conter o relato das experiencias na disciplina e a utilidade e importância dos objetos pedagógicos confeccionados a partir do conhecimento adquirido através da disciplina. O professor dividiu os alunos em grupos com 5 pessoas e estes terão a missão de desenvolver este trabalho. O artigo valerá como elemento avaliativo dos alunos para o segundo bimestre.


13.10.14

A aula de hoje foi destinada para apresentação dos vídeos produzidos pelos próprios alunos da disciplina. Os alunos na ocasião da apresentação relataram para os demais colegas a experiência vivenciada na produção do vídeo e fazia uma avaliação sobre a disciplina. Na confecção do vídeo o professor avaliava se os vídeos produzidos continham os elementos ensinados durante a disciplina. Foi bem interessante a apresentação dos trabalhos, pois foi possível conferir as produções dos demais colegas. O professor também apresentou um artigo sobre um relato de experiências produzido pelo próprio professor e uma aluna do curso de Educação Física do 6º semestre, onde este será disponibilizado no blog do professor Cesar Sadalla para ser utilizado como auxílio aos alunos na confecção do artigo sobre a disciplina Novas Tecnologias.

14.10.14
Na aula de hoje foi dado sequencia a apresentação dos vídeos produzidos pelos acadêmicos, na ocasião cada aluno conforme solicitado pelo professor fez uma avaliação sobre a disciplina, relatando as dificuldades encontradas e a importância da disciplina na formação acadêmica de futuros docentes. Ressaltando a importância da utilização de objetos pedagógicos na escola como uma alternativa de tornar as aulas mais dinâmica aos alunos. Devido o tempo não foi possível todos os alunos apresentarem seus vídeos, então o professor informou que as apresentações seriam concluídas na próxima aula.

20.10.14
Hoje foi o último dia de aula presencial da disciplina e o prazo para primeira entrega do artigo, até o dia 28/10 os alunos ainda estarão comprometidos com a disciplina na produção do artigo para entrega final. Então a aula hoje foi destinada a finalização dos vídeos produzidos pelos alunos e encerramento da disciplina pelo professor Cesar Sadalla que a conduziu com muito empenho e dedicação. Desso modo o resultado obtido não poderia ser diferente, todos os alunos avaliaram a disciplina como uma experiencia proveitosa e de fundamental importancia na vida acadêmica dos futuros professores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário